Suporte > Base de Conhecimento > OPaf > Utilizando o Sistema > Como efetuar uma venda:


Como efetuar uma venda:




 

· Acesse a aba Cupom Fiscal

 

· Informe os dados do cliente, utilizando o botão CPF/Nome na parte inferior, ira abrir a tela de consulta de cliente, caso a loja já tenha efetuado o cadastro deste cliente pela extranet basta apenas colocar no campo CPF/CNPJ os 3 primeiros dígitos do CPF do cliente e aperta a tecla enter, se o cliente não tiver cadastro poderá utiliza o botão que se encontra na tela de consulta de cliente chamado Sem cadastro informe os dados do cliente e aperte o Botão OK, a tela de consulta de cliente ira sumir, isso significa que o nome e CPF do Cliente foram vinculados ao cupom fiscal (Nem todos os estados é obrigatório vincular cliente ao cupom fiscal, se no seu estado não for obrigatório você poderá pular esta etapa.

 

 

· Informe o código do produto no campo Código e tecle Enter. Os dados do produto serão exibidos na tela e o cupom será aberto. Para localizar um produto, digite 0 (zero) no campo Código e tecle Enter. O sistema abrirá automaticamente a tela para consulta a produtos.

 

· Informe o desconto/acréscimo do produto e tecle Enter para efetivar a venda do item. Observe no Cupom Fiscal (parte direita da tela) a impressão do item vendido. Os campos Desconto/Acréscimo podem estar acessíveis ou não, dependendo da forma com que o sistema foi configurado. Caso não estejam acessíveis, o item será vendido assim que o operador informar o código do produto e teclar Enter.

 

· Repita esse processo, enquanto houver itens a serem vendidos no mesmo cupom fiscal.

 

· Clique na opção Finalizar Venda para iniciar o fechamento do cupom.

 

· Observações: caso desejar é possível informar quantidade do produto antes de localizar o mesmo utilizando o recurso Quantidade da aba Cupom Fiscal. Também é possível cancelar um item já lançado no cupom fiscal por meio da rotina Cancela Item apresentada na mesma aba.

 

 

A segunda parte do Cupom Fiscal permite ao operador informar os demais dados para a conclusão da venda e finalização do cupom. Funcionalidades disponíveis nesta tela:

 

Voltar:

Permite ao operador voltar para a tela de lançamento de produtos, desde que o cupom ainda não tenha sido subtotalizado. O cupom é subtotalizado quando ocorre um lançamento de desconto/acréscimo ao subtotal ou um pagamento qualquer.

 

Vendedor:

Permite ao operador selecionar o vendedor. O nome do vendedor selecionado será impresso no final do cupom, se o sistema tiver sido configurado para isso.

 

Condição Pagamento:

Permite selecionar uma Condição de pagamento para fechamento da venda, as opções de condições de pagamento deve ser registradas no OPaf através de integração com o Sistema de Gestão.

 

Desconto:

Permite ao operador lançar um desconto sobre o subtotal do cupom. Não é permitido o lançamento de descontos após o cupom ter sido subtotalizado (Caso queira dar desconto devera primeiro lançar o desconto para depois escolher as formas de pagamento).

 

Acréscimo:

Permite ao operador lançar um acréscimo sobre o subtotal do cupom. Não é permitido o lançamento de acréscimos após o cupom ter sido subtotalizado (Caso queira lançar um acréscimo devera primeiro lançar o acréscimo para depois escolher as formas de pagamento).

 

Observações:

Permite ao usuário digitar observações referentes ao cupom. As observações informadas serão impressas no final do cupom. O sistema disponibiliza dois campos para observações, cujos rótulos podem ser pré-definidos nas configurações do sistema (Ex: Placa, Cor, Ano, Tamanho, Idade,etc).

 

Cancela Cupom:

Permite ao usuário cancelar o cupom atual, que se encontra aberto.

 

Como finalizar uma venda:

· Selecione uma Forma de Pagamento na parte superior direita da tela, entre as opções disponíveis: Dinheiro, Cheque,  P.O.S., TEF e Outros.

 

· Informe o valor do pagamento no campo Valor e tecle Enter, (Lembrando que se optar pela forma de pagamento P.O.S não podera informa um valor maior do que o valor a receber pois o sistema esta programado para não dar troco para formas de pagamento cartão).

 

· Informe a quantidade de parcelas no campo Parcelas e tecle Enter.

 

· O cupom será finalizado assim que a soma do(s) pagamento(s) for igual ou superior ao valor total do cupom.

 

· Se o sistema estiver configurado para utilização de Gaveta, ela será aberta assim que o cupom for finalizado. As informações da tela são atualizadas assim que o usuário fechar a Gaveta.

 

· O sistema pode ser configurado para aguardar alguns segundos antes de limpar a tela. Esta opção permite ao usuário visualizar os valores finais do cupom (Ex: Total Recebido, Troco,...). Esta opção é ativada por padrão com uma contagem de 5 segundos.

 



Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Veja também
DAV: (Visualizações: 1098)
Entrada de operador: (Visualizações: 973)
Saída de Operador: (Visualizações: 1164)
Menu Fiscal: (Visualizações: 4244)
Pré-Venda: (Visualizações: 1450)